Da esquerda à direita: Isabel Fernández del Castillo e Drª Ibone Olza (Instituto Europeu de Saúde Mental Perinatal), Jane Fisher (presidenta da International Marcé Society for Perinatal Mental Health) e Prabha Chandra (NIMHANS Institute of Mental Health and Neurosciences, entidade co-organizadora do congresso).
Com muita satisfação e agradecimento anunciamos a cocessão ao Instituto Europeu do segundo prêmio pela excelência em Educação em Saúde Mental Perinatal, outorgado pelas prestigiosas organizações The Marcé Society for Perinatal Mental Health – a organização científica mundial mais importante no campo da Saúde Mental Perinatal – e a White Swan Foundation for Mental Health (instituição indiana que promove a sensibilização e educação em saúde mental).
O prêmio foi recebido pela Drª Ibone Olza e Isabel Fernández del Castillo, cofundadoras do Instituto, durante o Congresso Bianual da Marcé Society, celebrado em 2018 em Bangalore (Índia) de 26 a 28 de setembro.
Este prêmio reconhece o trabalho pioneiro de instituições que promovem a sensibilização em saúde mental mediante uma formação inovadora. Também está enfocado a modelos com o potencial de repercutir positivamente em países de baixo e médio nível de ingressos. O Instituto é pioneiro na Formação em Saúde Mental Perinatal naa Espanha e América Latina, celebrando em 2019 a 5ª edição de sua formação anual.
A direção acadêmica do Instituto está a cargo da Drª Ibone Olza, psiquiatra infantil e perinatal, professora da Universidade de Alcalá de Henares, investigadora de renome internacional e autora de numerosas publicações científicas assim como de diversas obras de divulgação, sendo a mais recente seu livro “Parir” (Edições B, 2017).
Nascido com o objetivo de formar em saúde mental perinatal os profissionais que atendem mães e bebês na etapa perinatal (médicos, psicólogos, parteiras, obstetrizes, enfermeiras…) o Instituto recebe com este prêmio um reconhecimento expresso de qualidade da formação, da inovação docente, do seu impacto social na Espanha e América Latina, assim como do seu labor de sensibilização e difusão de informação cientificamente comprovada sobre esses temas.
O professorado está composto por docentes espanhóis e internacionais de alto nível e experiência profissional, tanto na investigação como na clínica, possibilitando uma visão ampla, integradora e multidisciplinar da psicologia perinatal. Conta com uma Rede Perinatal que agrupa centenas profissionais da saúde mental perinatal em toda Espanha e América Latina, que trabalham para a melhoría do cuidados a mães, bebês, pais e famílias em mais de 20 países.