Os efeitos positivos do aleitamento materno sobre o vínculo se estendem para além da primeira infância

Foto por Wendy Wei As mulheres que amamentam seus filhos por mais tempo exibem maior sensibilidade materna muito além da primeira infância. Isso revelou uma pesquisa longitudinal de 10 anos publicada pela Associação Americana de Psicologia. Os resultados se mantiveram inclusive depois de ter em conta a neurose materna, as atitudes dos pais, a origem…

Details

Tinha pensamentos suicidas no pós-parto, até que uma amizade inesperada salvou minha vida

Foto:  Molly Jacobs James e sua amiga Lisa D’Archangelo, com seus bebês. (Cortesia: Molly Jacob James) Teria sobrevivido se não tivesse cruzado esta rua? Esse pensamento vem à minha mente com frequência, agora que estou em recuperação de um escuro ano e meio de depressão, que começou na gravidez e continuou depois do nascimento do…

Details

As mulheres que acudem a um grupo de aleitamento reduzem pela metade as visitas ao pediatra

Photo by Daria Shevtsova from Pexels A presidenta da Associação de Apoio ao Aleitamento da Rioja (Al Halda), Nomeí Ruiz de Lobera, sinalizou hoje que as mulheres que acudem a um grupo de Aleitamento reduzem pela metade as visitas por doenças nos consultórios de pediatria. Na prensa junto ao conselheiro de Saúde, Jose Ignacio Nieto, Ruiz de Lobera…

Details

Os efeitos transgeracionais da depressão pós-parto (e por que é uma prioridade ajudar as mães e famílias)

Que a depressão pós-parto (DPP) tem um efeito adverso sobre as relações das mães com seus filh@s é algo que já sabemos. Também se sabe que isso tem um impacto posterior no desenvolvimento infantil desde a primeira infância até a adolescência e influencia no desenvolvimento emocional, cognitivo e físico das crianças. Agora, uma pesquisa dirigida…

Details

A Formação em Aleitamento e Saúde Mental, acreditada pelo IBLCE

Com muita satisfação anunciamos que a International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE) concedeu 57 CERPS à nossa I Edição em Português da Formação em Aleitamento Materno e Saúde Mental. O aleitamento materno é uma parte fundamental dos processos psíquicos e de saúde inerentes à maternidade, e está intimamente ligado ao bem-estar físico e emocional…

Details

O primeiro olhar. Efeitos comportamentais dos hormônios do parto

Tudo o que acontece em torno ao nascimento forma parte de um sofisticado programa neurobiológico para assegurar o vínculo afetivo entre mãe e filho, em todas as espécies mamíferas: a impressão/imprinting. Na espécie humana, com frequência essa impressão é prejudicada pelas intervenções que se realizam durante o parto, tanto pelos procedimentos físicos como de administração…

Details

O aleitamento materno protege os bebês de mães que sofreram violência de gênero na gravidez

Um estudo realizado na Universidade de Notre Dame revelou que o aleitamento materno durante as primeiras seis semanas de vida atua como fator de proteção para bebês cujas mães experimentam violência de gênero durante a gravidez. Apesar de que o efeito foi medido às seis semanas, isso não significa que uma duração maior não tenha…

Details

Efeito antiestresse em mães lactantes: o efeito calmante da oxitocina

  Por Kerstin Uvnäs Moberg   O estímulo de sucção e subsequente liberação de oxitocina não conduz apenas à produção e ejeção do leite. A psicologia maternal e o comportamento também são sujeitos a muitas mudanças durante o período de lactação com a finalidade de facilitar a adaptação à maternidade. A mãe pode reagir de maneira…

Details