As carícias maternas protegem o recém-nascido dos efeitos do estresse na gravidez

  Se você está estressada e grávida, saber que seu estresse afeta o bebê não é exatamente o que quer escutar. Pesquisas demonstraram que as mulheres grávidas que sofrem de ansiedade ou depressão têm mais probabilidades de que seus filhos experimentem uma variedade de problemas, como uma maior reatividade ao estresse, mais emoções negativas, problemas…

Details

O amor e o contato em etapas precoces – ou sua falta – geram efeitos genéticos no bebê a longo prazo

  A quantidade de contato íntimo e reconfortante entre os bebês e suas mães, pais e cuidadores pode afetar as crianças a nível molecular e gerar um efeito detectável 4 anos depois, segundo uma nova pesquisa da Universidade de Columbia Británica e o Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil BC. A pesquisa mostrou que crianças…

Details

COVID 19: Recomendações da OMS para assegurar o contato mãe-bebê depois do parto e no aleitamento materno

Extrato do apartado sobre Gestação, Parto, Pós-Parto e Aleitamento Materno do documento da OMS Clinical management of severe acute respiratory infection (SARI) when COVID-19 disease is suspected (download aqui). Consideramos vital difundir este guia, que recomenda e fundamenta o contato mãe-bebê e o aleitamento materno (com as precauções necessárias em certos casos) a fim de…

Details

“Pois claro que não está bem”, a conversa que mudou minha maneira de ver o puerpério

Esperam que as mulheres voltem a estar “como antes” o antes possível depois do parto, e que se incorporem ao trabalho a pleno rendimento como se não estivesse acontecendo nada. Isso é física, mental e socialmente realista? E principalmente, é justo esse nível de exigência laboral e escasso reconhecimento da importantíssima etapa da primeira infância…

Details

O cérebro de bebês e adultos se sincronizam enquanto brincam

Muitas pessoas sentem que quando brincam com bebês estão sintonizados com eles de alguma maneira, além das palavras. Agora uma pesquisa demonstra que essa sensação é verdadeira, pois ambos experimentam uma atividade cerebral muito parecida nas mesmas regiões; uma sincronia que tem importantes implicações no desenvolvimento social e aprendizado da linguagem.   Uma das principais…

Details