O aleitamento materno protege os bebês de mães que sofreram violência de gênero na gravidez

Um estudo realizado na Universidade de Notre Dame revelou que o aleitamento materno durante as primeiras seis semanas de vida atua como fator de proteção para bebês cujas mães experimentam violência de gênero durante a gravidez. Apesar de que o efeito foi medido às seis semanas, isso não significa que uma duração maior não tenha…

Details

Efeito antiestresse em mães lactantes: o efeito calmante da oxitocina

  Por Kerstin Uvnäs Moberg   O estímulo de sucção e subsequente liberação de oxitocina não conduz apenas à produção e ejeção do leite. A psicologia maternal e o comportamento também são sujeitos a muitas mudanças durante o período de lactação com a finalidade de facilitar a adaptação à maternidade. A mãe pode reagir de maneira…

Details

Nils Bergman: “uma má experiência de nascimento sempre é reparável em alguma medida”.

Depois do nascimento, em circunstâncias ideais, acontecem sofisticados processos a nível físico, emocional e neuronal, de vinculação e sincronização entre mãe e bebê, que são fundamentais para um desenvolvimento óptimo do bebê, para o vínculo entre ambos, para o desenvolvimento do cérebro social e para a saúde a longo prazo. Para que esses processos aconteçam…

Details

As sequelas físicas do parto e os problemas no aleitamento afetam a saúde mental materna

Cuidar antes de curar. Existem muitas razões para favorecer na medida do possível um parto com o mínimo de intervenções médicas. Como diz a OMS, dar à luz é algo mais que ter um bebê vivo, também é necessário favorecer uma experiência positiva de parto. E a verdade é que muitas mães experimentam no pós-parto…

Details

Oxitocina, depressão pós-parto e a importância da visão ecossistêmica

Foto: Echo Grid Por Isabel Fernández del Castillo Um estudo recente realizado na Universidade de Louisiana (resumo abaixo) descobriu que muitas mães com depressão pós-parto têm “uma expressão alterada dos receptores de oxitocina”. A oxitocina é o hormônio do amor e bem-estar se produz de forma intensa no parto e na lactação, além de estar…

Details

Bolsas concedidas para a Formação Anual em Aleitamento Materno e Saúde Mental

Com grande satisfação anunciamos as bolsas de estudos concedidas pelo Instituto Europeu de Saúde Mental Perinatal para cursar a I edição em português da Formação Online em Aleitamento Materno e Saúde Mental (outubro 2019 – junho 2020). Apesar de inicialmente oferecer 5 bolsas, depois de receber mais de 500 solicitações de muitos países de língua…

Details

O pai no parto. O que eu faço aqui?

Por Máximo Peña, psicólogo e jornalista. Você não pensa em estar presente no parto da sua mulher? É quase uma reprovação aos que não estão presentes. No ocidente, a partir do último quarto do século passado, se estabeleceu a prática de que os homens acompanhem a mulher durante o parto. Como nos mostra o obstetra…

Details

A depressão pós-parto se supera melhor com a ajuda de outras mães

A ajuda entre mães demonstrou ser um elemento fundamental na prevenção da depressão pós-parto e também como parte importante do processo de recuperação, segundo demonstram estudos anteriores e depoimentos das próprias mães. Em geral, os grupos de ajuda mútua melhoram a saúde da mãe e do bebê em todos os aspectos. Duas novas pesquisas realizadas…

Details