Existem muitos motivos para desmedicalizar o nascimento e intervir exclusivamente quando é necessário. Alguns têm a ver com o efeito das intervenções sobre as mães, outros têm a ver com os efeitos sobre o bebê. Depois do nascimento, se não houve interferências e ele está banhado em hormônios naturais, o bebê desenvolve comportamentos inteligentes e universais que são fundamentais para estabelecer o vínculo com sua mãe e iniciar o aleitamento espontaneamente e com êxito.
Antecedentes
O contato pele com pele depois do nascimento entre a mãe e o bebê tem vantagens imediatas e a longo prazo. As 9 etapas do comportamento do recém-nascido de Widström oferecem a oportunidade de avaliar um bebê no seu hábitat natural, esperado e óptimo. Os fármacos intraparto, incluindo o fentanilo inserido através de oxitocina epidural e sintética (synOT), foram estudados com relação aos resultados neonatais com resultados contraditórios.
Objetivos
Determinar os efeitos dos medicamentos intraparto comuns (oxitocina sintética e fentanilo-epidural) sobre o comportamento instintivo dos recém-nascidos saudáveis durante a primeira hora depois do nascimento através de uma pesquisa de coorte prospectiva.
Participantes
63 mães de baixa renda auto selecionadas para o parto com ou sem analgesia intraparto.
Desenho da pesquisa
Realizaram-se gravações em vídeo dos recém-nascidos a termo durante a primeira hora depois do nascimento enquanto estavam em contato pele com pele com a mãe. Analisaram e codificaram os vídeos usando as 9 etapas de Widström, comparando o comportamento em função dos medicamentos administrados às mães. Mediu-se o tempo em que os bebês passavam em cada uma das 9 etapas de Widström durante quatro coortes:
- Exposto à synOT (oxitocina sintética) ou epidural (fentanilo) durante o trabalho de parto;
- Exposto a fentanilo (mas não synOT);
- synOT exposto (mas não a fentanilo);
- Exposto a ambos, fentanilo e synOT.
Resultados
Encontrou-se forte correlação inversa entre a exposição intraparto ao fentanilo (epidural) e synOT (oxitocina sintética) e o comportamento normal de um bebê, medido pelo tempo em cada etapa.
Conclusões
A exposição intraparto aos medicamentos fentanilo (epidural) e oxitocina sintética se associa com um comportamento alterado do recém-nascido, incluindo a sucção, enquanto está em contato pele com pele com a mãe durante a primeira hora depois do nascimento. As 9 etapas de Windström oferecem a oportunidade de analisar o comportamento do recém-nascido enquanto se encontra no hábitat óptimo do bebê.
Artigo completo