Os bebês que recebem cuidados Canguru têm uma taxa de sobrevivência entre 25% e 30% maior que os bebês que não se beneficiam dessa prática. Este foi o resultado da pesquisa realizada no Centre for Intervention Science in Maternal and Child Health, em colaboração com a Sociedade de Pesquisas Aplicadas da índia e a Organização Mundial da Saúde. Para chegar a estes resultados, a pesquisa realizou um seguimento de 45.000 grávidas e 8.400 bebês nascidos com baixo peso entre 2015 e 2018.
A cada ano nascem 20 milhões de bebês com baixo peso no mundo todo. 80% da mortalidade infantil acontece entre eles, dos quais metade nasceu prematuro. Quase 97% dos bebês com baixo peso nascem em países de meio econômicos médios ou baixos. 40% nasce na Índia, onde 1 de cada 4 recém-nascidos tem baixo peso. Esses bebês têm maior risco de doença e mortalidade, mas devido aos escassos recursos hospitalares, é frequente que as mães voltem à casa poucas horas depois do nascimento, mesmo se seus bebês são prematuros.
Posto que as pesquisas prévias já demonstravam que os Cuidados Canguru no hospital melhoravam em 40% a taxa de sobrevivência dos bebês com baixo peso, o professor Halvor Sommerfelt, líder do CISMAC (Universidad de Bergen) quis comprovar se acontecia o mesmo sob o cuidado materno, por isso a pesquisa exclui os bebês com menos de 1.800 g que necessariamente requerem atenção hospitalar. Nesta pesquisa observou-se um aumento da taxa de sobrevivência em 30% no primeiro mês e 25% nos seguintes entre os bebês que receberam cuidados canguru, quer dizer, os recém-nascidos que se mantiveram grudados ao corpo da mãe, com ajuda de algum suporte, preferivelmente mais de 12 horas ao dia durante o primeiro mês. Mesmo que os pesquisadores enfatizem que não podem atribuir os efeitos positivos a um melhor acesso ao peito, uma melhor regulação da temperatura corporal ou outros fatores, como a sensação subjetiva de segurança do bebê ao escutar os latidos maternos, reforçam que é uma iniciativa simples e econômica, e esperam ver recomendações à respeito para a prática em casa.
Fonte:
Kangaroo mother care reduces infant mortality
Pesquisa completa:
- Sarmila Mazumder, Sunita Taneja, Brinda Dube, Kiran Bhatia, Runa Ghosh, Medha Shekhar, Bireshwar Sinha, Rajiv Bahl, Jose Martines, Maharaj Kishan Bhan, Halvor Sommerfelt, Nita Bhandari. Effect of community-initiated kangaroo mother care on survival of infants with low birthweight: a randomised controlled trial. The Lancet, 2019; 394 (10210): 1724 DOI: 1016/S0140-6736(19)32223-8