Muitas pessoas sentem que quando brincam com bebês estão sintonizados com eles de alguma maneira, além das palavras. Agora uma pesquisa demonstra que essa sensação é verdadeira, pois ambos experimentam uma atividade cerebral muito parecida nas mesmas regiões; uma sincronia que tem importantes implicações no desenvolvimento social e aprendizado da linguagem.
Uma das principais dificuldades para a pesquisa foi a necessidade de desenvolver um método de coletar a atividade cerebral de forma simultânea em adultos e bebês enquanto brincavam, cantavam ou liam contos, e que fosse seguro e cômodo para os pequenos. Conseguiram através de um sistema dual de neuroimagem cerebral que analisa a oxigenação do sangue como marcador da atividade neuronal.
Segundo esses dados, os cérebros dos bebês se sincronizavam com os adultos em várias áreas que já sabemos que estão implicadas no conhecimento do mundo.
O paralelismo mais forte aparece no córtex pré-frontal, implicado na aprendizagem, planificação e função executiva: uma das surpresas dessa pesquisa, pois costuma considerar que na infância esta zona está muito pouco desenvolvida.
Outra das descobertas interessantes é que com frequência era o cérebro do bebê que indicava essa sincronia, adiantando-se alguns segundos, o que sugere que os bebês não se limitam em receber inputs de forma passiva, senão que também são capazes de guiar os adultos quanto interagem com eles.
Continuar nos aprofundando sobre como funciona essa retroalimentação entre eles poderia ser de enorme utilidade para melhorar a atenção à diversidade dos bebês, ajudando cudiadores e educadores a observarem sinais do que cada um necessita.
Fonte: Baby and adult brains ‘sync up’ during play
Pesquisa completa:
Elise A. Piazza, Liat Hasenfratz, Uri Hasson, Casey Lew-Williams. Infant and Adult Brains Are Coupled to the Dynamics of Natural Communication. Psychological Science, 2019; 095679761987869 DOI: 10.1177/0956797619878698