O amor e o contato em etapas precoces – ou sua falta – geram efeitos genéticos no bebê a longo prazo

  A quantidade de contato íntimo e reconfortante entre os bebês e suas mães, pais e cuidadores pode afetar as crianças a nível molecular e gerar um efeito detectável 4 anos depois, segundo uma nova pesquisa da Universidade de Columbia Británica e o Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil BC. A pesquisa mostrou que crianças…

Details

COVID 19: Recomendações da OMS para assegurar o contato mãe-bebê depois do parto e no aleitamento materno

Extrato do apartado sobre Gestação, Parto, Pós-Parto e Aleitamento Materno do documento da OMS Clinical management of severe acute respiratory infection (SARI) when COVID-19 disease is suspected (download aqui). Consideramos vital difundir este guia, que recomenda e fundamenta o contato mãe-bebê e o aleitamento materno (com as precauções necessárias em certos casos) a fim de…

Details

“Pois claro que não está bem”, a conversa que mudou minha maneira de ver o puerpério

Esperam que as mulheres voltem a estar “como antes” o antes possível depois do parto, e que se incorporem ao trabalho a pleno rendimento como se não estivesse acontecendo nada. Isso é física, mental e socialmente realista? E principalmente, é justo esse nível de exigência laboral e escasso reconhecimento da importantíssima etapa da primeira infância…

Details

O cérebro de bebês e adultos se sincronizam enquanto brincam

Muitas pessoas sentem que quando brincam com bebês estão sintonizados com eles de alguma maneira, além das palavras. Agora uma pesquisa demonstra que essa sensação é verdadeira, pois ambos experimentam uma atividade cerebral muito parecida nas mesmas regiões; uma sincronia que tem importantes implicações no desenvolvimento social e aprendizado da linguagem.   Uma das principais…

Details