Photo by Daria Shevtsova from Pexels
A presidenta da Associação de Apoio ao Aleitamento da Rioja (Al Halda), Nomeí Ruiz de Lobera, sinalizou hoje que as mulheres que acudem a um grupo de Aleitamento reduzem pela metade as visitas por doenças nos consultórios de pediatria.
Na prensa junto ao conselheiro de Saúde, Jose Ignacio Nieto, Ruiz de Lobera se referiu ao estudo desenvolvido por responsáveis do workshop de aleitamento materno do centro de saúde Fuente de San Luis, de Valência.
Para fazer o estudo decidiram comparar a frequência de visitas por doenças nos consultórios de pediatria dos lactantes cujas mães haviam acudido ao workshop de aleitamento com a de uma mostra aleatória de crianças da mesma idade cujas mães não haviam ido nunca.
Nas palavras de suas autoras, o mais chamativo do estudo foi que as crianças que haviam acudido ao workshop de aleitamento materno foram uma média de 6,9 vezes em um ano ao consultório de seu pediatra por algum problema de saúde, enquanto os que nunca passaram pelo workshop foram uma média de 12,06 vezes ao ano, quase o dobro.
“As crianças que são amamentadas têm muita menor taxa de infecções, porque o aleitamento tem benefícios imunológicos”
A razão para isso, explicou Ruiz de Lobera, é que “as crianças que são amamentadas têm muita menor taxa de infecções, porque o aleitamento tem benefícios imunológicos”; mas também de que “as mães que entram em contato com outras mães adquirem ferramentas como informação, e a informação é poder, assim como mais segurança em si mesmas”.
Ruiz de Loobera, nesse sentido, lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda às mães que se ponham em contato com grupos de apoio, porque propiciam “aleitamentos mais exitosos, mais prolongados e com menos complicações”.
Fonte: