Com muita satisfação anunciamos que a International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE) concedeu 57 CERPS à nossa I Edição em Português da Formação em Aleitamento Materno e Saúde Mental.
O aleitamento materno é uma parte fundamental dos processos psíquicos e de saúde inerentes à maternidade, e está intimamente ligado ao bem-estar físico e emocional da mãe e bebê, assim como à construção do vínculo entre ambos. Não podíamos, portanto, não tê-lo em conta no nosso Instituto.
Se bem os profissionais de saúde estão cada vez melhor preparados em relação aos aspectos fisiológicos do aleitamento materno,
o certo é que os aspectos mais psicológicos, neurobiológicos e socioculturais da amamentação são menos conhecidos.
A realidade é que muitos transtornos psíquicos no pós-parto se manifestam como dificuldades na lactação, e ao mesmo tempo as dificuldades com a lactação podem gerar muito mal-estar psíquico, complicar o puerpério e influir na relação com o bebê. Muitas vezes esses problemas se “solucionam” com uma interrupção quase sempre desnecessária da amamentação nas mães que desejam amamentar.
Esta formação pretende cobrir este vazio formativo e aprofundar na psicobiologia da lactação, na neurobiologia do vínculo, na psicologia maternal e na relação entre lactação e saúde mental, e está aberta tanto a profissionais especializados em lactação materna que desejam se aprofundar em seus aspectos psicobiológicos, como a profissionais da psicologia e saúde mental que desejam ampliar sua formação, compreender a relação entre lactação, psique e vínculo e ampliar seu olhar na atenção às mães.