Ibone Olza, MD PhD
Doutora em Medicina. Especialista em psiquiatria infantil e perinatal. Professora Associada na Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá de Henares. Durante 19 anos trabalhou como psiquiatra infantil e perinatal na rede pública de saúde espanhola. É co-fundadora da seção espanhola da Sociedad Marcé Internacional dedicada à pesquisa e promoção da saúde mental perinatal. É docente em dois mestrados universitários e técnica externa do Defensor del Pueblo.
Docente e diretora do Instituto Europeu de Saúde Mental Perinatal.
Ibone Olza, MD PhD
Psiquiatra Infantojuvenil e Perinatal
Nils Bergman
Pediatra neonatólogo, especialista em Saúde Pública. Durante 24 anos se dedicou ao estudo, pesquisa e prática dos Cuidados Mãe Canguru, em bebês prematuros e nascidos no tempo adequado, inclusive em países em desenvolvimento. É conhecido internacionalmente pelas suas pesquisas em Neurociência e Epigenética Perinatal e por establecer as bases científicas dos Cuidados Mãe Canguru. Palestrante e Docente.
Participa no seminário Neurociência e Epigenética do Nascimiento: aplicações clínicas.
Nils Bergman, MD PhD
Pediatra especializado em Saúde Pública e Neonatólogo
Kerstin Uvnäs Moberg, MD PhD
Médica, trabalhou e pesquisou no âmbito da saúde e fisiologia feminina durante mais de 30 anos. É pioneira nas pesquisas sobre oxitocina, “o hormônio do amor e bem-estar”, e foi uma das primeiras pesquisadoras a sinalizar os efeitos fisiológicos, psicológicos e comportamentais da oxitocina endogênica durante o parto, a lactância, a infância e em outros momentos da vida. É professora de fisiologia, com foco de pesquisa sobre os aspectos curativos da oxitocina.
Imparte o curso Oxitocina: neurobiologia da maternidade e o apego.
Kerstin Uvnäs Moberg, MD PhD
Médica, pesquisadora em oxitocina
Ina May Gaskin
Ina May Gaskin é obstetriz e uma das figuras fundamentais do movimento mundial a favor do parto respeitado e da reavaliação do papel da obstetriz. Originária de um país que eliminou a profissão da obstetriz em pleno auge da medicalização do parto (EUA), Ina May Gaskin soube nos anos 70 ressucitar a profissão perdida e recuperar um modo de fazer e estar junto à mulher de parto que havia sucumbido à tecnologia e supremacia do médico.
Seu livro “Obstetriz Espiritual” se converteu no livro de cabeceira de muitas outras profissionais que tiveram a visão de que atender partos e nascimentos era algo mais que um ato médico, e sua escola de obstetrizes em The Farm, o único lugar dos EUA onde se podia aprender o autêntico ofício. Ela soube conectar com a sabedoria ancestral das mulheres que durante milênios ajudaram a nascer uma geração detrás de outra, incorporando ao mesmo tempo os conhecimentos e recursos atuais da ciência para um parto mais humano e prazeroso, e também mais seguro, e elevar a função da obstetriz de profissão a arte.
Ina May Gaskin recapitula o saber de uma vida dedicada ao nascimento, e transmite a sabedoria derivada de sua experiência, vai além de técnicas e procedimentos, e se aprofunda nos aspectos psicológicos, emocionais, espirituais, sociais e de gênero do acontecimento mais importante e transcendente da vida de qualquer ser humano: o nascimento.
É autora de vários livros e colaboradora em um documentário, orgasmic birth, que contribuiu para desvelar os diferentes níveis de experiência e os estados ampliados de consciência que se produzem durante o parto e nascimento, quando se dão as condiç4oes apropriadas.
Imparte o curso: Encontro com Ina May Gaskin: a sabedoria do parto.
Ina May Gaskin
Obstetriz, escritora
Olga Gouni
Olga Gouni
Psicoterapeuta e pesquisadora em psicologia pré-natal
Ana González Uriarte
Médica psiquiatra no Serviço Aragonês de Saúde. Formada em Psicologia e Terapeuta Familiar. Educadora em Massagem Infantil. Especialmente involucrada em temas de família, infância, criança e lactância. É sócia colaboradora da Associaç4ao Via Láctea (Aragon) há 17 anos. É co-autora do Guia Cuida-me para mães e pais do governo de Aragon e autora de numerosos artículos sobre infância, crianças e saúde.
Participa no seminário Psicologia do Pós-parto, na formação em Lactância Materna e Saúde Mental e na Jornada Separação, Custódia e Apego na primeira infância.
Ana González Uriarte
Psiquiatra, psicóloga e terapeuta familiar
María Emilia Dip
Psicóloga clínica, atualmente trabalhando no Programa de Saúde Mental Perinatal do Serviço de Psiquiatria do Hospital Vall d´Hebron de Barcelona. Leva mais de 10 anos dedicada ao trabalho com as famílias, especialmente no começo da maternidade/paternidade, além de uma grande dedicação à psicoprofilaxis obstétrica em partos, acompanhando famílias em risco psico-social. Especializada no Cuidado Centrado no Desenvolvimento e na Família através do treinamento NIDCAP (Newborn Individualized Developmental Care and Assessment Program) e na Saúde Mental Perinatal. Realiza na prática clínica diária suporte e acompanhamento psicológico à gravidez e ao pós-parto hospitalizado. Colabora com diferentes instituições do âmbito político e privado em temas de Saúde Mental Perinatal na área assistencial e na docência.
Participa na jornada sobre casos clínicos e no seminário Psicopatologia do Pós-parto II: o bebê.
María Emilia Dip
Psicóloga perinatal especializada em prematuridade (NIDCAP)
Patricia Fernandez Lorenzo
Trabalha como psicóloga clínica nos serviços de saúde mental do Principado de Astúrias desde 2004. É terapeuta familiar e se formou em outras abordagens como EMDR. Suas duas maternidades a levaram a se interessar e formar em saúde mental perinatal. Docente na formação de residentes de obstetrizes, psiquiatra e psicóloga clínica nessa área. Comprometida pessoal e profissionalmente com a visibilização e atenção à saúde mental da mãe e da família nesta etapa.
Participa no Seminário Psicologia da Gravidez.
Patricia Fernández Lorenzo
Psicóloga clínica e terapeuta familiar
Carmela Baeza
Médica, especializada em medicina famíliar e comunitária; também é terapeuta sexual. Obteve o título de IBCLC (experta em lactância materna) em 2005 e era membra da ILCA desde 2004. É avaliadora da iniciativa IHAN desde 2006.
Autora do livro Amar con los Brazos Abiertos, onde se aborda a ciência que existe por trás da lactância (de maneira simples, que pais e mães podem entender) e se tratam temas emocionais cotidianos de uma maneira útil às mães.
Participa na Formação em Lactância Materna e Saúde Mental
Carmela Baeza
Médica e Consultora de lactância (IBCLC)
Alfonso Gil Sanchez
Ginecólogo no pasado, psiquiatra atualmente. Prêmio extraordinário de doutorado, terapeuta familiar e sistêmico, com formação e experiência clínica em psiquiatria reprodutiva e saúde mental perinatal (Psychosomatic Obstetrics and Ginecology Department, Frauenklinik, Basel, Suiza; Hospital Puerta de Hierro Majadahonda; Mother and Baby Unit, Perinatal Mental Health Service, Winchester, Reino Unido). Pai de dois filhos e feminista comprometido em melhorar a atenção à saúde, com especial interesse na transmissão transgeracional do trauma e neurodiversividade.
Participa nos seminários: A saúde mental dos profissionais do nascimento e Jornada Paternidade e Perinatalidade: retos, oportunidades e cuidados.
Alfonso Gil Sanchez
Psiquiatra perinatal e Ginecologista
Gabriella Bianco
Psicóloga Geral Sanitária (col. nº B-1227). Psicoterapeuta Gestalt (Membro Titular da AETG – Tese final: Gestalt, Trauma y Empoderamiento Postraumático – Reflexiones desde la psicología de la mujer y perinatal (Gestalt: Trauma e Empoderamento Pós-traumático – Reflexõesdesde a psicologia da mulher e perinatal). Licenciada em Psicologia e formada em Prevenção Psicossocial e Promoção da Saúde por la Freie Universität de Berlín. Formada en Terapia Familiar Sistêmica Relacional e de Casal. Especialista em Psicotraumatologia e Psicologia Perinatal. Diretora Sanitária de Inanna – Centro de Psicologia e Saúde Integral em Palma de Mallorca. Docente do Diplomado Universitário em Psicologia Perinatal da Fundació Universitaria Rovira i Virgili (Reus). Docente da Escola Elemental de Arte Obstétrico de Florença (Itália). Autora, palestrante e docente internacional. Sócia fundadora da Associação Espanhola de Psicologia Perinatal.
Participa no curso Psicopatologia do Pós-parto I: a mãe.
Gabriella Bianco
Psicóloga perinatal, especialista em trauma
Blanca Herrera Cabrerizo
Obstetriz no Hospital Campus da Saúde de Granada. Membro do grupo coordenador do Projeto de Humanização da Atenção Perinatal em Andaluzia (PHAPA). Membro do Comitê Técnico da Estratégia de Atenção ao Parto no Sistema Nacional de Saúde (Ministério de Saúde, Espanha). Co-autora do Guia Prático de Atenção ao Parto Normal do Ministério da Saúde espanhol. Especialista em Saúde Sexual e Reprodutiva pela Universidade Internacional Antonio Machado de Baeza.
Participa no Seminário: A Saúde Mental dos Profissionais do Nascimento.
Blanca Herrera
Obstetriz
Elena Serrano Drozdowkyj
Doutora em Psiquiatria, com formação e experiência clínica em atenção à saúde mental no período perinatal (Reproductive Mental Health Program, Vancouver, BC, Canadá, Hospital Clinic de Barcelona, Espanha, e Hospital Puerta de Hierro Majadahonda, Madrid, Espanha) e os transtornos mentais que começam na infância e adolescência (serviço de psiquiatria da criança e adolescente, Hospital Gregorio Marañón, Madrid, Espanha). Desde o início de sua carreira docente, assistencial e científica demostrou especial interesse e dedicação à detecção precoce e intervenção nas etapas tempranas dos transtornos mentais, com participação em projetos de pesquisa nacionais e internacionais, em programas específicos e na publicaç4ao de capítulos de livros e comunicações científicas nacionais e internacionais. Atualmente é representante a nível internacional da Sociedad Marcé espanhola para a saúde mental perinatal (MARES) e forma aprte do grupo de trabalho pela declaração do dia mundial da saúde mental materna.
Participa no seminário Psicopatologia da Gravidez.
Elena Serrano
Psiquiatra perinatal
Esther Ramirez Matos
Psicóloga Sanitária, Terapeuta sistêmico-familiar e de casal, doula, assessora de lactância, educadora de massagem para bebês.
É criadora e facilitadora de grupos para mulheres e acompanhamento à maternidade. Trabalhou no sistema público de saúde e atualmente em consultório particular.
Participa na Formação em Lactância Materna e Saúde Mental.
Esther Ramirez Matos
Psicóloga e terapeuta sistêmica
Javier de Domingo, PhD
Psicólogo, terapeuta perinatal e “tripai”, fundador da iniciativa #siloshombreshablasen (se os homens falassem) cujo objetivo foi gerar paternidades mais cuidadoras e uma masculinidade mais igualitária. Co-autor dos libros Hombres, Padres y un Hijo (Homens, Pais e um Filho) e Papiconcilia. Divulgador, palestrante e ativista na luta contra o machismo e a violência de gênero como sócio da AHIGE (Associação de Homens pela Igualdade de Gênero).
Participa no seminário Jornada Paternidade e Perinatalidade: retos, oportunidades e cuidados.
Javier de Domingo
Psicólogo
Concha de Alba
Pediatra neonatóloga no Hospital 12 de Octubre de Madri. Consultora internacional de lactância (IBCLC). Conselheira de lactância UNICEF. Co-autora da Guia Prática Clínica: “Cuidados desde o Nascimento”, recomendações baseadas em provas e boas práticas (Ministério da Saúde espanhol).
Concha de Alba
Neonatóloga e Consultora de Lactância (IBCLC)
José María Paricio, MD PhD
Médico pediatra. Presidente da APILAM, Associação para a promoção científico-cultural da lactância materna. Fundador e coordenador de www.e-lactancia.org e www.telasmos.org. Colaborador de IBFAN em 2017. Membro do Conselho Consultivo de Saúde do Leite League Int. desde 2017 e porta-voz do Comitê de Lactância Materna da Associação Espanhola de Pediatria (2000-2013). Colaborou com o Ministério da Saúde espanhol na Guia de Prática Clínica sobre Lactância Materna (2017), na Estratégia Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva (2011) e na Guia de Prática Clínica sobre a Atenção ao Parto Natural (2010).
Fundador e presidente do primeiro comitê para a humanização da assistência no Hospital de Gandía (Valência, Espanha) em 1984. Chefe do serviço de pediatria durante 20 anos no Hospital Marina Alta de Alicante, terceiro hospital espanhol em obter o certificado IHAN da OMS/UNICEF e membro há 15 anos da equipe de transporte neonatal da província de Alicante.
Autor do livro Tu eres la mejor madre del mundo, 52 artigos científicos, 301 comunicações e 16 capítulos de livros. Docente em cursos, jornadas e congressos.
Apaixonado pela lactância e em segurança entre a sabedoria das mulheres.
Além de formar parte do nosso Conselho Assessor, José Maria participa na Formação em Lactância Materna e Saúde Mental.
José María Paricio
Pediatra
Pilar Gomez-Ulla, PhD
Psicóloga e terapeuta familiar (Federação Espanhola de Asociações de Terapia Familiar). Trabalha como terapeuta há mais de uma década em família e psicoterapia. Mãe de família, também de filhos que faleceram em etapa perinatal, o que a levou a fundar e implicar-se na Red El Hueco de mi Vientre (Rede o Vazio do meu Ventre).
Participa no seminário Perda Gestacional e Luto Perinatal.
Pilar Gomez-Ulla
Psicóloga, especialista em luto perinatal
Susana Carmona Cañabate
Psicóloga clínica e doutora em neurociências, formada em diferentes universidades internacionais (Universitat Autónoma de Barcelona, Columbia University, Harvard University y Massachussets Institute of Technology), combinando pesquisa e docência. Publicou mais de 30 artigos científicos e participou em numerosos projetos (14 internacionais). Coordena a seção de neuroimagem no Laboratório de Imagem Médica do Hospital Geral Gregório Marañón (Espanha).
Participa no seminário Psicologíi da Gravidez.
Susana Carmona
Psicóloga clínica e Neuropsicóloga
Paco Herrero
Educador social. Coordenador da Dinamo Acciò Social (Valência, Espanha) e responsável pela formação política da associação, desenvolvendo atualmente os projetos de pedagogia do cuidado maternando e agrodinamo.
Participa na jornada Paternidade e Perinatalidade: retos, oportunidades e cuidados e no seminário Prevenção, acompanhamento e psicoterapia no período perinatal.
Paco Herrero
Educador Social
Belén Abarca
Formada em enfermagem, especialista em pediatria. Enfermeira na UTI neonatal. IBCLC, monitora da Liga do Leite. É avaliadora da IHAN (Iniciativa para a Humanização e Atenção ao Nascimento e Lactância). Investigadora e docente em lactância materna para profissionais sanitários.
Participa na Formação em Lactância Materna e Saúde Mental.
Belén Abarca
Enfermeira de neonatologia, IBCLC
Francisca Fernández Guillén
Advogada especialista em direito dos pacientes e responsabilidade profissional dos profissionais de saúde. Co-fundadora da associação El Parto es Nuestro.
Participa na formação em Lactância Materna e Saúde Mental.
Francisca Fernández Guillén
Advogada especialista em saúde sexual e reprodutiva
María Jesús Blazquez
Bióloga, catedrática do ensino médio durante 38 anos. Co-fundadora da aassociação de mães Via Láctea e do coletivo Otra Biologia. Foi coordenadora de projetos de educação para a saúde. Diretora dos cursos de maternidade (2004 – 2009) organizados pela Universidade de Zaragoza, em Jaca. Colaborou na Estratégia de Atenção ao Parto Natural do Ministério da Saúde espanhol. Autora de várias guias educativas e de El Instituto. Huellas y Semllias.
Participa na Formação em Lactância Materna e Saúde Mental.
María Jesús Blazquez
Bióloga
Helena Eyimi
Helena Eyimi
Obstetriz
Cheli Blasco
Mãe e doula. Desde a morte intrauterina de sua filha Luna, colabora na associação Umamanita. Autora do livro “Para Luna, de Mamá – escritos de amor y muerte“ e colaboradora das revistas online Mirar al Cielo e Still Standing. Se dedica ao apoio ao luto e tem o privilégio de compartilhr o caminho de lembrança e cura com mães e pais que viveram (ou estão por viver) a morte de seus bebês. Assessora de lactância, facilitadora de grupos de apoio e ativista.
Participa no seminário Perda Gestacional e Luto Perinatal.
Cheli Blasco
Doula e condutora de grupos de pérdida perinatal
Máximo Peña
Jornalista e psicólogo, especialista em intervenção psicoterapêutica e em mindfulness, autor do blog psicologiaparatodos.org.
Cheguei à psicologia perinatal graças ao nascimento de minha filha Maya, e à sua mamãe, Chus, que me brindou a oportunidade de acompanhá-la em um parto planificado em casa. Essa experiència, a de estar ao lado de minha companheira durante seu trabalho de parto, a de ver a cabeça de minha filha aflorando à vida, mudou minha forma de entender o nascimento, passando do preconceito desinformado de creer que “a cesárea é o mais seguro”, a entender a importância de respeitar a natureza fisiológica do parto.
Estou convencido de que a possibilidade de um mundo melhor está unida a de um nascimento melhor.
Participa na Jornada Paternidade e Perinatalidade: Retos, oportunidades e cuidados.
Máximo Peña
Psicólogo
Claudia Pariente
Comunicadora social e licenciada em ciências da informação, especialista em saúde pública e gênero. Desde o nascimento de sua primeira filha, há 23 anos, enfocou sua carreira em direção à comunicação em saúde e o acompanhamento à maternidade. É fundadora do espaço entre mamás que atualmente coordena e dirige, oferece serviços de consultoria em comunicação para profissionais da saúde e acompanha de forma individual a mães e seus diferentes processos maternais. Ativista e mãe de três filhos.
Participa no seminário Prevenção, Acompanhamento e Psicoterapia no Período Perinatal.
Claudia Pariente
Jornalista especializada em saúde pública e gênero. Formadora de doulas.
Paul Cassidy
Paul Cassidy
Sociólogo e pesquisador em luto perinatal.
Juan Manuel Morillo
Doutor em odontologia, mestre em musicoterapia. Especialista em inteligência emocional. Formado em saúde mental perinatal. Especialista em promoção da saúde na comunidade. Durante mais de 20 anos desenvolveu um papel docente tanto em formação profissional como, principalmente, na universidade, dentro do âmbito das ciências da saúde, que compaginou com atividades de pesquisa. Colaborou em diferentes projetos solidários de forma habitual, acompanhando a pessoas com vícios, HIV/SIDA, e outras em risco de exclusão. Depois de se formar em musicoterapia, desde 2014 se dedica ao acompanhamento de adultos com dificuldades emocionais, e de mães com bebês utilizando a improvisaç4ao musical como principal recurso para a conexão com as emoções e assim apoiar o processo de integração das experiências vitais.
Juan Manuel Morillo
Musicoterapeuta
Cristina Cortés
Psicóloga e psicoterapeuta. Formada em desenvolvimento neurofuncional infantil, psicotraumatologia e apego infantil, em terapia EMDR, sensoriomotor e neurofeedback. Acreditada pelo EMDR Europa como Trainer EMDR crianças e adolescentes e facilitadora e consultora. Acreditada pela BCI como terapeuta e formadora de neurofeedback. Colabora com instituições de adoção e acolhida familiar e diferentes departamentos de igualdade e família de distintas comunidades autônomas. Co-diretora do Centro de Psicologia da Saúde Vitaliza, em Pamplona. Centro sanitário privado especializado em trauma severo, apego e em psicologia infantil. Autora de “Mirame, siénteme” (Ed. Desclée de Brouwer).
Participa na jornada Separação, custódia e apego na primeira infância e no seminário Psicopatologia do Parto e Nascimento.
Cristina Cortés
Psicóloga e psicoterapeuta, especialista em apego.
Flavia E. Roso – Argentina
Licenciada em psicologia. Terapeuta gestalt. Psicóloga perinatal. Doula especializada em puerpério e criança. Sua trajetória profissional se centra na área clínica desde 2007, no acompanhamento à gestação, parto e puerpério. Ativista pelos direitos das mulheres e homens no momento do parto e nascimento. Integrante fundadora de Mulheres por um Parto Respeitado, em Córdoba. Organizou numerosas campanhas de visibilização e desnaturalização da violência obstétrica, trabalhando ativamente pela regulamentação da Ley Nacional de Parto Respetado N25929 (Argentina). Ditou o primeiro curso de extensão universitária Mulheres, Parto e Poder na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.
Docente do curso de pós-graduação “Parto Respetado: saberes, praxis e implicancias en el campo de la salud.” (UNC) e de Psicologia Perinatal curso de formação profissional.
Flavia E. Roso – Argentina
Psicóloga e Doula.
Virginia Luz Galván – Argentina
Virginia Luz Galván – Argentina
Psicóloga e Doula.
Miguel Ángel Marín Gabriel
Doutor em medicina. Especialista em neonatologia. Doutor em medicina pela Universidade Complutense. Professor Associado do Dpto. de Pediatria da Universidad Autónoma de Madrid. Médico adjunto da Unidad Neonatal do Hospital Universitario de Puerta de Hierro-Majadahonda (Madri). Presidente da Comisión de Morbimortalidad Perinatal e responsável do Centro Satélite del Banco de Leche Materna do mesmo hospital. Instrutor de RCP neonatal. Professor do mestrado de avaliação corporal, perícia médica e resolução extrajudicial. Pesquisador clínico com mais de 20 publicações indexadas.
Participa na Formação em Lactância Materna e Saúde Mental.
Miguel Ángel Marín Gabriel
Neonatólogo