FORMAÇÃO ONLINE (EM ESPANHOL) E PRESENCIAL (MADRI)
SAÚDE MENTAL PERINATAL
Dirigida por Ibone Olza
FORMAÇÃO ONLINE (EM ESPANHOL) E PRESENCIAL (MADRI)
Cada aula pode ser assistida separadamente, sem necessidade de estar matriculada em toda a formação
Nossa formação anual em Saúde Mental Perinatal, que começou em janeiro de 2015, está em sua 5ª edição.
• Revisão de bibliografia clássica contrastando com evidência científica recente, desde uma perspectiva ecossistêmica e holística. É recomendável conhecimentos de inglês (leitura de textos científicos), apesar de não ser imprescindível.
• Discussão de casos clínicos.
• Em cada seminário se propõe leituras e tarefas escritas, algumas de tipo experimental e outras de leituras comentadas de textos e artigos. Ditas tarefas podem ser compartilhadas voluntariamente no fórum interno de alunas(os).
• Um dia antes do seminário enviamos um arquivo com as tarefas e leituras. Posteriormente, enviamos as apresentações em formato PDF.
NOSSA FILOSOFIA
Tentamos compreender a natureza dos processos psicológicos partindo da Teoria do Apego de John Bowlby e do paradigma da ecopsicologia, que inclui como elemento principal do ser humano a necessidade de ter um entorno natural saudável com o que estabelecer uma relação saudável. Daí a necessidade de conhecer e aprofundar nas neurociências perinatal ou na fisiologia do parto, entre outros temas.
Priorizando sempre a qualidade e a claridade na transmissão de conhecimentos. Voltando às fontes clássicas com uma visão crítica que nos permita desmontar algumas teorias clássicas que resultaram ser muito nocivas para a saúde das mães e de suas famílias. Livre, tentando recompilar o melhor de cada modelo, e eclética, citando sempre as referências bibliográficas em cada tema revisado.
Priorizamos sempre a atenção às mães e bebês desde o respeito e o não julgamento. Os profissionais bem formados são chave para a prevenção dos transtornos mentais perinatais.
Tentamos reduzir os preços ao mínimo.
Se você deseja contribuir experiências ou temas à formação pode escrever um e-mail com sua proposta, que será avaliada.
Integrando os estudos científicos mais recentes com o conhecimento que contribuem outras disciplinas que recolhem a sabedoria mais ancestral, entendendo que o todo que somos é muito mais que a soma das partes e aspirando recuperar a conexão corpo-mente-alma, ou a não perde-la desde o início da vida.
Inclui, entre outros, temas como a saúde mental dos profissionais que atendem aos partos, a detecção precoce das alterações entre os vínculos, a violência obstétrica e a introdução às psicoterapias entre mãe e bebê.
E por tanto em constante construção. Aprendemos, escutamos, nos formamos. Qualquer aprendizado inevitavelmente vai unido a uma parte vivencial; aqui priorizaremos a escuta às mães e suas vivências e proporcionaremos possibilidades e espaços de introspecção.
Pode-se assisti-la presencialmente (Madrid, Espanha) ou online, ao vivo ou a través das gravações durante as 12 semanas seguintes à aula.
É possível se inscrever na formação em uma modalidade (presencial ou online) e mudar a modalidade para um seminário ou todos de acordo com as circunstâncias.
Esta formação está dirigida às(aos) profissionais que intervêm nas distintas etapas de acompanhamento à maternidade, e que por tanto incidem de forma direta na saúde emocional e mental de mães e bebês, assim como àqueles que as assistem em situações difíceis (parteiras, obstetrizes, médicos(as), enfermeiros(as), psicólogos(as), trabalhadores sociais e qualquer profissional que trabalhe com mães, bebês e famílias). É, portanto, uma formação com caráter transversal e multidisciplinar.
Oferecemos uma formação eminentemente prática, sintética, que permite aos profissionais que desejam se aprofundar mais em algum tema saber onde buscar. Transmitindo os aprendizados de anos de formação, atenção e ativismo em partes iguais.
A qualidade docente do Instituto foi reconhecida em 2018 com o recebimento do prêmio à excelência em Educação em Saúde Mental Perinatal, outorgado pelas prestigiadas organizações “The Marcé Society for Perinatal Mental Health” e a “White Swan Foundation for Mental Health”.
Em cada seminário participam professores de referência na temática correspondente.