Nosso Conselho Assessor é formado por estas pessoas sábias e especialistas, pioneiras no âmbito da saúde perinatal em nosso país. Todas elas realizaram um labor admirável e de enorme valor para mães, bebês, pais e famílias em relação ao nascimento. Nos honram com sua presença e sabedoria e de aqui honramos seus ensinamentos e generosidade constantes.

 

GRATIDÃO

Casilda Rodrigáñez

Casilda Rodrigañez

Escritora e pesquisadora. Autora de La represión del deseo materno y la génesis del estado de sumisión inconsciente, El asalto al Hades y Pariremos con placer, entre outros títulos.

“Mudar o paradigma da maternidade equivale a mudar a civilização. Mudar a civilização patriarcal por outra que se baseia no bem-estar do ser humano. O trabalho é grande, mas apaixonante”.

Site de Casilda Rodrigañez

María Jesús Blazquez

María Jesús Blazquez

Bióloga, catedrática do ensino médio durante 38 anos. Co-fundadora da aassociação de mães Via Láctea e do coletivo Otra Biologia. Foi coordenadora de projetos de educação para a saúde. Diretora dos cursos de maternidade (2004 – 2009) organizados pela Universidade de Zaragoza, em Jaca. Colaborou na Estratégia de Atenção ao Parto Natural do Ministério da Saúde espanhol. Autora de várias guias educativas e de El Instituto. Huellas y Semllias.

Participa na Formação em Lactância Materna e Saúde Mental.

Blog María Jesús

ISABEL ESPIGA

Isabel Espiga

Enfermeira, diplomada em saúde pública e gênero. Mãe de Valvanera e Alberto, dois partos frustrados. Aposentada da burocracia, mas ativa em causas importantes para as mulheres e os bebês.

Em 33 anos de trabalho no Ministério de Saúde español, chegou a contar muitos mais ministros que triênios, e sufrido incontáveis altos cargos e seu pessoal de confiança que aterrizava. Não foi um trabalho fácil, nem reconhecido, nem bem remunerado. Meu orgulho é ter sido uma servidora pública a serviço da cidadania, não dos políticos que vinham e iam.

Especialmente destacaría ter promovido ações contra os intereses da industria de tabaco e a elaboração da lei. Também ter formado parte do Observatório de Saúde das Mulheres e de suas ações para visibilizar a perspectiva de gênero.

E o mais importante, o inicio e desenvolvimento da Estratégia de Atenção ao Parto Natural no Sitema de Saúde español, como coordinadora institucional  durante os últimos dez anos; tarefa que disfrutei intensamente acompanhada de grandes profissionais de todas as Comunidades Autônomas e das distintas disciplinas, entre elas Ibone Olza e Isabel Fernández del Castillo, as quais agradeço seus ensinamentos, dedicação e cumplicidade.

CECILIA PEREZ-MINGUEZ

Cecilia Pérez Mínguez

Doutora em psicología, psicanalista. Sua experiencia como terapeuta infantil e investigadora da infancia contribuiram para seu desenvolvimento tanto em consultório como em domicílios familiares, hospitais e orfanatos, assim como em seminários e publicações em revistas especializadas como: Cuadernos de Psiquiatría y Psicoterapia del Niño y el Adolescente, Infancia y Aprendizaje, Psicología Edducativa, Desemvolupament Infantil i Atençió Precoç.

Especialista em destacar a relevancia das primeiras interações humanas, cria um modelo de Observação e Avaliação de ditas interações cujos resultados foram científicamente provados em sua tese doutoral. A partir desse modelo observacional cria o Programa de Observação Guiada (POG) como ferramenta terapêutica para aplicar em diversos contextos (famílias, hospitais, orfanatos) com resultados relevantes para a infância em risco.

Autora do libro No decía palabras (Ed. La casita de paz)

 

MONTSE CATALAN

Montserrat Catalán

Médica pela Universidade de Barcelona. Ginecóloga pela Universidade de la Habana. Co-fundadora de Migjorn, Casa de Naixements. Aprendi ao longo de toda a vida, especialmente de meus filhos e da profissão na La Habana, em Titània-Tascó, na maternidade de Acuario, na associação Nacer em Casa junto às companheiras do Viaje de la Mujer Cíclica e…

Em Migjorn vi as mulheres oferecerem seu corpo à vida para que a vida pudesse surgir dele. As vi felizes, esboçando autoestima por todos os poros de suas peles. Também as vi lutando por transformar a frustração dos seus desejos. Tive o grande privilégio de poder observar o olhar de muitas crianças e sentir.

Desde Migjorn desenvolvemos um programa para escolas e institutos: “Esta disciplina pendente que é a vida” com três módulos, “Aproximar o nascimento a escolas e institutos”, “Celebrar a chegada da fertilidade nas aulas”, “As neurociências e o amor”, com conteúdos adequados às diferentes idades, famílias e professores. Em 2010, 10º aniversário de Migjorn, promovemos a edição do livro “Parir, néixer i créixer” (Ed. Icaria). Atualmente desde a associação Món, acompanyant Migjorn, Novo Mundo, acompanhando Migjorn, promovemos produções e atividades que contribuam a preencher o imaginário coletivo desde a infância com valores, de confiança e de respeito, evitando os silêncios, os tabus e os medos que ainda rodeiam os temas essenciais da vida, desde o nascimento até a morte, passando por todas as etapas. Tenho especial interesse em deixar uma semente de conhecimento e de experiência que a vida e a profissão me facilitaram.

JM Paricio 02

José María Paricio, MD PhD

Médico pediatra. Presidente da APILAM, Associação para a promoção científico-cultural da lactância materna. Fundador e coordenador de www.e-lactancia.org e www.telasmos.org.  Colaborador de IBFAN em 2017. Membro do Conselho Consultivo de Saúde do Leite League Int. desde 2017 e porta-voz do Comitê de Lactância Materna da Associação Espanhola de Pediatria (2000-2013). Colaborou com o Ministério da Saúde espanhol na Guia de Prática Clínica sobre Lactância Materna (2017), na Estratégia Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva (2011) e na Guia de Prática Clínica sobre a Atenção ao Parto Natural (2010).

Fundador e presidente do primeiro comitê para a humanização da assistência no Hospital de Gandía (Valência, Espanha) em 1984. Chefe do serviço de pediatria durante 20 anos no Hospital Marina Alta de Alicante, terceiro hospital espanhol em obter o certificado IHAN da OMS/UNICEF e membro há 15 anos da equipe de transporte neonatal da província de Alicante.

Autor do livro Tu eres la mejor madre del mundo, 52 artigos científicos, 301 comunicações e 16 capítulos de livros. Docente em cursos, jornadas e congressos.

Apaixonado pela lactância e em segurança entre a sabedoria das mulheres.

Além de formar parte do nosso Conselho Assessor, José Maria participa na Formação em Lactância Materna e Saúde Mental.

 

Casilda Velasco

Casilda Velasco

Obstetriz. Nasci em 1950 no interior de Burgos, tenho um filho e uma filha. Atualmente aposentada de meu trabalho no serviço andaluz de saúde. Fui co-fundadora da Associação Andaluza de Obstetrizes e da Federação de Associações de Obstetrizes de Espanha (FAME). Participei no Ministério de Saúde español na elaboração da Estratégia de Atenção ao Parto Natural e na elaboração da Guia da Gravidez e o Puerpério. Com a FAME coordenei a “Iniciativa de Parto Natural”.

Em Andaluzia colaborei no Projeto de Humanização de Atenção Perinatal. Desde os anos 80 estive trabalhando e colaborando com organizações não governamentais em varios países da África Subsahariana em projetos relacionados com a saúde das mulheres, os direitos sexuais e reprodutivos e a violencia de gênero. Participei tanto em formação de profesores como na elaboração de documentos específicos. Atualmente participo na Universidade de Granada em um projeto, financiado pelo Ministério, sobre violencia durante a gravidez, tema de minha tese doutoral. E continuo colaborando com uma ONG.

Edith foto

Edith Liberman

Diplomada em psicologia social. Psicoterapeuta e formadora em Análise Bioenergético (Instituto Madrilenho de Análise Bioenergético).

A passagem de dois em um corpo, mãe e bebê, de dois seres vinculados intimamente durante uma longa etapa está cheio de vicissitudes.

Este processo constrói e descontrói aos dois participantes da díada, a todos os membros da família que se cria, e forma os cimentos da vida do neonato tanto a nível psíquico como físico. O quanto podamos fazer para facilitar, melhorar e promover a saúde mental neste período merece a maior atenção e esforço.

www.bioenergetica.es

www.facebook.com/bioenergeticamadrid