Montserrat Catalán
Médica pela Universidade de Barcelona. Ginecóloga pela Universidade de la Habana. Co-fundadora de Migjorn, Casa de Naixements. Aprendi ao longo de toda a vida, especialmente de meus filhos e da profissão na La Habana, em Titània-Tascó, na maternidade de Acuario, na associação Nacer em Casa junto às companheiras do Viaje de la Mujer Cíclica e…
Em Migjorn vi as mulheres oferecerem seu corpo à vida para que a vida pudesse surgir dele. As vi felizes, esboçando autoestima por todos os poros de suas peles. Também as vi lutando por transformar a frustração dos seus desejos. Tive o grande privilégio de poder observar o olhar de muitas crianças e sentir.
Desde Migjorn desenvolvemos um programa para escolas e institutos: “Esta disciplina pendente que é a vida” com três módulos, “Aproximar o nascimento a escolas e institutos”, “Celebrar a chegada da fertilidade nas aulas”, “As neurociências e o amor”, com conteúdos adequados às diferentes idades, famílias e professores. Em 2010, 10º aniversário de Migjorn, promovemos a edição do livro “Parir, néixer i créixer” (Ed. Icaria). Atualmente desde a associação Món, acompanyant Migjorn, Novo Mundo, acompanhando Migjorn, promovemos produções e atividades que contribuam a preencher o imaginário coletivo desde a infância com valores, de confiança e de respeito, evitando os silêncios, os tabus e os medos que ainda rodeiam os temas essenciais da vida, desde o nascimento até a morte, passando por todas as etapas. Tenho especial interesse em deixar uma semente de conhecimento e de experiência que a vida e a profissão me facilitaram.